Livro: O artista que pintou um cavalo azul

Esse livro chegou aqui em casa através desses planos de leitura, já fiz alguns... Hoje tenho outras estratégias para adquirir livros (mas, dia desses farei um post sobre isso). 
Enfim esse livro para mim trata-se de um verdadeiro tesouro em mãos!!!
Eu estou tão ansiosa para resenhar sobre ele, que não sei por onde começo (risos)... Pelo livro, pelo autor, pela arte ou pela reação das crianças... Ahhh!!! 
 Então deixa eu me organizar...

Bom o autor é nada mais nada menos que Eric Carle, um aclamado e amado criador de livros brilhantemente ilustrados e inovadores para crianças muito novas. Neste livro ele usa da sua arte para homenagear o pintor expressionista da Alemanha Franz Marc (1880-1916).


Franz Marc, foi um dos mais influentes pintores do movimento expressionista na Alemanha. Entendia a religião como um componente importante do processo criativo e assumia a arte como meio  para representar, de forma quase onírica, a verdade oculta e íntima da realidade. Assim, a sua pintura foi-se gradualmente libertando da referência cromática naturalista ou realista e passou a imprimir à cor uma forte conotação espiritual: vermelho representa a matéria, o azul é o elemento masculino e o amarelo é o elemento feminino. A maior parte das suas obras retratam animais.

Assim sendo, Eric Carle usou desse livro para pintar cada animal da página como uma linda homenagem a Franz Marc... Resultado o livro ficou fantástico... são verdadeiras obras de arte que passaram pela sua vista. A técnica usada por ele é colagem, usando papéis pintados à mão, que ele corta e camadas para formar imagens brilhantes e alegres.

Voltando a história do livro, trata-se de um enredo aparentemente simples, onde um menino se diz um pintor, e começa pintar os animais com as cores que lhe dá na cachola: um leão verde, um elefante laranja, uma raposa roxa e um burro de bolinhas. E conclui o livro dizendo que ele é um bom artista! Trazendo a tona muitas reflexões perante a arte.
Impossível não se apaixonar!

Aqui em casa tanto o Alê quanto a Mallu, ficam vidrados com esse livro, mas o Alê me impressionou... Toda vez que sento para contar histórias ele corre buscar "O artista que pintou um cavalo azul", é engraçado porque ele é pequeno e o livro é grande, então ele vem todo desengonçado com o livro pesadinho nas mãos pedindo do jeitinho dele para que eu conte pela milésima vez.
A paixão foi tão veraz, que sai em busca de outros títulos do autor para ver como ele reagiria. E não deu outra, ele simplesmente fica extasiado com os livros de Eric Carle. Ele ainda não sabe se expressar com palavras, mas ouso dizer que meu pedacinho de gente já tem um autor preferido! ❤

Ai gente, quem diria que um livro infantil pode ser fonte de tanta informação e inspiração, hoje vou deixar minhas fontes, pois confesso que tive que pesquisar bem sobre o expressionismo para poder sintetizar minhas observações. 

Fonte: http://www.eric-carle.com/bio.html 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Franz_Marc

Também vou deixar aqui a obra de Franz Marc que serviu de inspiração para Eric Carle:



Franz Marc, Cavalo Azul I, 1911




Livro para vida.


📌
Título: O artista que pintou o cavalo azul
Autora e ilustradora: Eric Carle
Editora: Callis
Custo Médio: R$ 35,00

Boa leitura!


Comentários

Postagens mais visitadas